Esportes

O que é Brazilian Jiu Jitsu?

Aprenda o que é esta arte marcial, de onde veio, como surgiu e porque ela se popularizou tanto no mundo inteiro.

Jiu Jitsu é uma arte marcial originada segundo alguns historiadores na Índia, outros indicam ser uma arte japonesa. Porém, o BJJ é uma arte marcial desenvolvida pela família Gracie, que trouxe para o Brasil dando este nome que se popularizou mundialmente. Carlos Gracie foi quem criou esse estilo, que surgiu do Jiu Jitsu original, mas com ênfase em técnicas de solo e controle. No mundo inteiro este é o nome conhecido: Brazilian Jiu Jitsu, mas no Brasil conhecemos apenas por Jiu Jitsu.

Publicidade

 

Hoje, existe o Jiu Jitsu esportivo, na qual temos torneios disputados por academias onde o objetivo é vencer por pontos. Também temos o Jiu Jitsu como arte de auto-defesa, onde o foco principal é se defender dos possíveis ataques que podemos sofrer na rua. Em ambos os caso, na prática do jiu jitsu, assim como na maioria das artes marciais a graduação ocorre por faixas e segue na seguinte ordem: branca, cinza, amarela, laranja, verde, azul, roxa, marrom, preta, vermelha e preta e vermelha.

Podemos dizer que a grande popularização ocorreu com a participação de Royce Gracie no UFC, visto que a maioria dos concorrentes não sabiam nada sobre lutas no chão e com a participação deste atleta eliminando um por um dos concorrentes, sejam grandes ou pequenos, em uma grande velocidade de finalização, todos queriam aprender estas técnicas. Se podemos tirar uma lição do Jiu Jitsu é a de que qualquer um, independente do tamanho possa finalizar qualquer pessoa.

Publicidade

Em resumo, podemos dizer que essa arte marcial, que não foi exclusivamente brasileira, mas que modificou as regras internacionais do jiu jitsu japonês, os Gracie criaram a sua própria modalidade esportiva, e após muitos anos, o próprio jiu jitsu original deixa de existir, dando lugar unicamente a esta arte brasileira, exportado para o mundo inteiro, inclusive Japão, onde só se pratica o Brazilian Jiu Jitsu.

Confira vídeo demonstração do Brazilian Jiu Jitsu:

Publicidade

Deixe uma resposta