Animais

O que é brucelose?

Doença mundial que traz muitos prejuízos para a saúde do homem e do animal.

E uma doença infecciosa causada por bactérias do gênero Brucella com várias espécies, Brucella abortus (gado), Brucella suis (suínos), Brucella melitensis (caprinos), Brucella cannis (menos comum). Também é chamada de febre de Malta, de Gilbratar, febre mediterrânea ou febre ondulante. A brucelose foi descoberta em 1887 e em seguida foram descobertas novas espécies. É uma zoonose mundial e que traz muitos prejuízos econômicos à produção pecuária.

Publicidade

A doença é adquirida quando há a ingestão de produtos do animal infectado, pelo consumo do leite não pasteurizado ou de queijo e manteiga. A doença também é transmitida pelo contato com o animal através de feridas com sangue. Quando a pessoa ingere um alimento contaminado há um grande aumento das bactérias na mucosa intestinal. Também mães que amamentam podem passar a infecção para o feto e existe até alguns casos de que é transmitida via sexual.

Para aparecer os sintomas pode demorar de duas semanas a dois meses e a doença não é transmissível de uma pessoa para outra.

Publicidade

As pessoas que trabalham com a criação e manejo de animais ou nos abatedouros e casas de carne tem mais chances de pegar a doença.

Os sintomas apresentados as vezes são confundidos com os da gripe como febre alta, suores noturnos, calafrios, dor de cabeça, dores articulares, perda do apetite.

Em casos mais graves podem prejudicar os rins, coração, fígado, sistema nervoso central, coração, os ossos e aparelho digestivo. Ela não é uma doença fatal, porém deixa a saúde debilitada, a mortalidade é baixa menos de 2% e geralmente relacionada com a infecção da do coração.

Nos bovinos a doença é incurável e muitas vezes é necessário fazer o abate do animal. Existe uma vacina que é aplicada em bezerras com idade entre três a oito meses. As vacinas são vendidas mediante receita indicada pelo veterinário.

O diagnóstico é realizado através de uma hemocultura que é um exame de sangue ou exame de biópsia. O resultado demora em torno de quatro semanas.

Para prevenção é necessário ter o controle da sanidade dos animais e também é importante a vigilância sanitária sobre o leite e seus derivados. As pessoas envolvidas com o trabalho animal como fazendeiros, médicos veterinários, peões e açougueiros devem usar roupas, luvas e sapatos adequados.

Para o tratamento é utilizado antibióticos como tetraciclina, gentamicina e doxiciclina e o uso destes medicamentos dura seis semanas. É necessário que o paciente permaneça em repouso e bem hidratado.

Publicidade

Deixe uma resposta