O que é buraco negro?

Por: Amaury de Almeida Costa

Neste região a gravidade é tão forte que nem a luz pode escapar e estão crescendo cada vez mais.

Buraco negro é uma região do espaço onde nada consegue escapar da atração de sua força de gravidade.

O que explica este fenômeno é a Teoria Geral da Relatividade, formulada por Albert Einstein. Para Einstein, a força da gravidade ocorre em função da deformação no espaço e no tempo provocada pelos planetas ou estrelas.

O que é buraco negro?

Quanto maior a massa do corpo, maior a deformação e maior a força de gravidade provocada. Nem a luz consegue escapar de um buraco negro.

Os buracos negros são estrelas que consumiram todo seu combustível e formaram uma nova apresentando um caroço no centro. Se a massa do caroço for muito grande ele pode cair sobre si e virar um buraco negro. Também foram formadas depois do Big Bang, através de aglomerações de gases e matéria.

Às vezes ocorre que duas estrelas ficam muito próximas e transferem matéria uma para outra. Se a concentração de massa for muito grande também pode ocorrer a formação de um buraco negro.

A matéria dentro do buraco negro apresenta movimento angular então fica girando no centro. São invisíveis e não emitem radiação, então não podemos ver estes buracos.

Os astrônomos conseguem detectar através da gravidade que eles exerce sobre os corpos e também pelas imagens de telescópios poderosos. Com isto também foi possível localizar um grande número de buracos negros nos últimos anos.

Os buracos negros surgiram em 1939 através de J. Robert Oppenheimer que a apresentou a equação da Teoria Geral de Relatividade de Einstein. O termo buraco negro foi usado em 1967 pelo astrofísico de Princeton John Wheeler.

Existem dois tipos de buracos negros o Schwarzschild que não tem rotação e seu núcleo não gira e o Kerr que possui rotação, pois a estrela que o formou está girando.

Os cientistas estão prevendo a colisão do buraco negro com a Via Láctea e que será visível em 2013. Segundo o astrofísico Stefan Guillessen a nuvem de gás vai desaparecer por completo pois vai ser parcialmente sugada pelo buraco negro. A nuvem de gás se formou de material que foi expelido por outras estrelas. Ele será chamado de Sagittarius A.

Deixe uma resposta