Saúde e Bem Estar

O que é bursite?

Bursite é uma lesão que ocorre na bolsa sinovial, responsável por amortecer os músculos e tendões.

A bursite é uma lesão que ocorre principalmente em virtude de movimentos repetitivos por longos períodos. A Bursa (também chamada de bolsa sinovial) é um saco membranoso que possui um líquido no seu interior. Ela fica entre o osso e o músculo ou entre o osso e o tendão e tem como principal função fazer o amortecimento de forma que estes tecidos (músculos ou tendões) não atritem com os ossos. Quando ocorre uma repetição de movimentos, a Bursa pode inflamar, o que irá ocasionar dor e inchaço. Esta condição é chamada de bursite e pode ocorrer em qualquer articulação do corpo, mas os locais mais comuns são ombros, joelhos e cotovelos.

Publicidade

Causas

A bursite comum é causada pelo excesso de utilização do músculo que cobre a Bursa. Já a bursite infecciosa, assim como o próprio nome já indica, é quando a Bursa está infeccionada e neste caso ela virá acompanhada de febre e glândulas inchadas. Se isso ocorrer, o tratamento deve ser acompanhado por um médico que irá receitar antibióticos, anti-inflamatórios e até mesmo relaxantes musculares. Em casos extremos, pode ser necessário que a Bursa seja drenada (isso é feito cirurgicamente, para que o líquido infeccionado seja removido).

Dormir em colchão muito duro, carregar mochilas pesadas, bolsas e sacolas de maneira errada podem contribuir para o aparecimento da bursite. Obesidade e sobrepeso também são fatores que podem vir a ocasionar este tipo de problema.

Publicidade

Sinais que você está com bursite

Os principais sinais de que uma bursite ocorreu é dor nas articulações, dificuldade em movimentá-las e inchaço.

Os sintomas de dor, após o correto tratamento, desaparecem em aproximadamente três semanas. Para isso, é necessário que a articulação atingida fique descansada, já que mais esforço levaria a causar mais danos. Além da medicação com antibióticos, cremes contra dor ou até mesmo gelo na região afetada pode reduzir não só a dor, mas o inchaço que é causado.

Como prevenir uma bursite

Para prevenir a bursite, sempre faça alongamentos nas articulações, principalmente se você trabalha fazendo movimentos repetitivos. Se este é seu tipo de trabalho, procure sempre fazer ginástica laboral, caso sua empresa proporcione isso e procure sempre fazer diversas pausas a cada hora trabalhada durante o dia. Outra dica importante é movimentar-se da maneira correta, cuidando na sua postura ao caminhar ou até mesmo ao sentar-se na cadeira. Procure sempre fazer exercícios físicos regularmente, isso irá fortalecer os músculos, diminuindo o risco de uma bursite.

Publicidade

Deixe uma resposta