O que é Caatinga?

Por: Ananda Manica

A caatinga nada mais é do que um sistema ambiental exclusivamente do Brasil. Este sistema está localizado em áreas que possuem o clima árido, como o Ceará, Rio Grande do Norte, Pernambuco, Paraíba, Sergipe, Piauí, Bahia, Alagoas e no norte do estado de Minas Gerais. A Média de temperatura é entre 25 e 30ºC.

O que é Caatinga?

A fauna da caatinga é muito rica, possuindo diversas espécies, algumas delas são endêmicas, ou seja, existem apenas neste local. A flora e fauna aquática é pouco diversificada devido à semi aridez do loca e a existência apenas de rios temporários, porém há muitas espécies de peixes endêmicas no local.

A extensão deste sistema ambiental é de cerca de 735.000 quilômetros quadrados. Porém as atividades humanas interferem muito nesse ecossistema, fazendo com que uma boa parte dele já tenha alterações de cobertura vegetal. Existem área de conservação na caatinga, onde é proibido a exploração de recursos naturais, esta proibição visa a proteção do meio ambiente e também o equilíbrio da qualidade de vida das pessoas ao seu entorno e da fauna e da flora.

Apesar da seca ser bastante prolongada, as chuvas que ocorrem no inicio do ano fazem com que o local se recupere de forma excepcional da seca. A natureza aflora, as árvores ficam majestosas, todas cobertas de folhas e flores e diversas outras plantas surgem.

Há constante exploração de lenha no local, pois a região utiliza o carvão como fonte de energia, sendo a segunda mais utilizada neste território. A taxa anual de desmatamento chega a quase meio milhão de hectare, um valor extremamente alto e preocupante. O ato da caça e pesca predatória na caatinga também é constante, sendo que a região possui costumes de se alimentar de animais advindos da caça desde os tempos antigos até os dias atuais.

Deixe uma resposta