Comidas e Bebidas

O que é cachaça?

Bom brasileiro conhece pelo menos um pouco de cachaça ou já ouviu falar nessa bebida que é quase cultural. A cachaça é basicamente uma bebida resultante de fermentação e destilação do melaço que vem da cana-de-açúcar. Essa bebida foi descoberta pelos escravos no século XVI.

Publicidade

A bebida sofreu muito preconceito non inicio de seu aparecimento, pois, as pessoas ricas e importantes só queriam tomar vinho ou então uma bebida chamada de bagaceira que era um tipo de aguardente que vinha do bagaço da uva. Mesmo com tanto desprezo os engenhos de açúcar foram se espalhando pelo país e a bebida acabou por se tornar uma das mais consumidas no Brasil Colônia.

Depois a cachaça começou a ser uma bebida da classe média e esse publico mais “refinado” mostra como foi importante a distribuição dos engenhos, pois, devido a isso o produto se difundiu mais entre os brasileiros e a cachaça se tornou uma escolha do brasileiro e não mais uma coisa importada de Portugal.

Publicidade

E para aqueles que veem a cachaça como algo sem prestigio deve ter o conhecimento de que existe até mesmo um Decreto que guia o que é uma cachaça de acordo com a lei. Esse Decreto está sob o número de 2314 do dia 4 de setembro de 1997. Existe uma padronização e também classificação de bebidas.
Para que uma cachaça tenha essa classificação é necessário que seja resultante da cana-de-açúcar e que tenha entre 38% e 54% de volume de álcool a 20º.

Publicidade

Deixe uma resposta