Comidas e Bebidas

O que é cafeína?

A cafeína é uma substância encontrada em diversos tipos de plantas.

A cafeína é encontrada em certas plantas, sendo consumida com bebidas ou mesmo sob infusão (o tradicional cafe preto). Ela é encontrada na erva-mate, nas sementes do café, no cacau, no guaraná e em refrigerantes, como a coca-cola. A cafeína é um poderoso estimulante.

Publicidade

Uso na natureza

A cafeína é utilizada em plantações como forma de prevenir a infestação de pragas.

A cafeína é considerada uma droga

Publicidade

Embora muita gente não saiba, a cafeína é uma droga. Segundo dados oficiais a cafeína é a droga psicoativa mais consumida no mundo. Porém, é uma droga em que seu uso é liberado, visto que é utiliza em refrigerante e chás.

A cafeína vicia?

Não é correto afirmar que a cafeína seja viciante, mas é fato que muitas pessoas dizem não ter o mesmo rendimento quando não tomam pelo menos um café preto pela manhã. O que acontece é que a cafeína possui efeito estimulante sobre o sistema nervoso central, fazendo com que os vasos sanguíneos se contraíam e o ar passe mais facilmente, fazendo com que se tenha uma sensação de relaxamento. Esta sensação pode durar até uma hora.

A falta de cafeína no corpo

Quem consome muita cafeína, como muito refrigerante ou café preto pode sentir dores de cabeça ou dores no corpo quando não consomem cafeína. A cura nestes casos é consumir cafeína, tanto é que muitos medicamentos possuem cafeína em sua fórmula.

A cafeína pode ser letal?

É muito difícil haver um caso onde uma superdosagem no consumo da cafeína leve a morte, mas já houve caso em que isso ocorreu.

Cafeína em excesso

Quando consumida em excesso pode se verificar insônia, dor de cabeça, batimentos cardíacos muito acelerados e mal estares gastro-intestinais. Durante a gravidez é recomendado evitar o consumo de cafeína, que pode causar má formação no feto.

Benefícios para a saúde

A cafeína não traz apenas malefícios para a nossa saúde. Se consumida em quantidade moderada ela pode ser importante para o nosso corpo. O consumo da cafeína melhora o humor, dá mais disposição, aumenta a concentração e até mesmo pode melhorar a respiração, já que ela faz com que a frequência respiratória aumente.

Curiosidades

– Em níveis elevados, a cafeína pode não passar no exame anti-doping;
– É utilizada pela medicina como estimulante cardíaco e diurético;
– A cafeína é um alcaloide (substância derivada de plantas);
– Foi descoberta em torno de 700AC na Etiópia, quando alguns pastores perceberam que suas ovelhas não dormiam quando consumiam determinados tipos de plantas.

Publicidade

Deixe uma resposta