O que é Cálculo Renal?

Por: Ananda Manica

Também conhecido como pedra nos rins, o cálculo renal é uma doença onde forma-se uma massa através de cristais que se separam da urina e acabam se unindo formando pequenas pedras. Isso acontece devido a disfunções do metabolismo, como má alimentação, predisposições genéticas; problemas no funcionamento do sistema urinário e vários outros.

O que é Cálculo Renal?

As pedras nos rins podem se formar devido à grande quantidade de alguns minerais no organismo, como: cálcio; fósforo; ácido úrico e oxalato. Essa grande quantidade de minerais pode ficar depositada na urina, misturando-se e resultando em cálculos.

O que é Cálculo Renal?

O principal sintoma é a cólica renal, que muitas vezes acompanha dor nas costas, náuseas e até vomito, sendo caracterizada por uma dor muito forte, podendo até mesmo resultar em sangue na urina. Em certas ocasiões o organismo pode produzir cálculos renais microscópicos, que são normalmente expelidos do corpo através da urina, sem causar dor nenhuma, porém quando esses cálculos possuem uma dimensão maior, e já inicia-se a cólica é um indicativo que o tamanho do mesmo é preocupante, sendo dificilmente expelido do corpo de forma natural.

Para se evitar o aparecimento de cálculos renais é importante beber bastante líquido diariamente, de dois a três litros de água. Quando já notada à presença deles, o tratamento mais utilizado para a eliminação é o Litotripsia com Ondas de Choque Extracorpórea (LOCE ou LECO), este aparelho emite ondas de choque que quanto atingem o cálculo renal acabam o fragmentando, porém este tratamento em muitos países está sendo descartado devido a sua associação com algumas doenças como a diabetes e a hipertensão arterial.

Outro procedimento também utilizado para tratamento de cálculos renais é aquele cujo médico introduz no paciente um instrumento que possui um cano muito pequeno através das vias urinárias. Este processo é capaz de eliminar os cálculos sem a intervenção cirúrgica.

Deixe uma resposta