Ecologia e Meio Ambiente

O que é calêndula?

Calêndula é uma planta que ajuda na cicatrização e é antiinflamatório. É muito utilizada para tratar ferimentos ou inflamações. Também é indicada para problemas do fígado e dores de garganta, diurético, queimaduras e micoses.

Publicidade

A planta cresce em regiões temperadas. As flores podem ser colhidas no verão da Europa e chegou no Brasil através dos europeus. A flor abre suas pétalas quando o sol nasce e fecha na hora em que ele desaparece. Seu nome é derivado do latim – Calendae – que significa “primeiro dia de cada mês”, também origem da palavra calendário. No Brasil pode ser cultivada nas regiões sul e sudeste.

Foi usada durante a Guerra Civil americana para curar ferimentos nos campos de batalha, através de chás e pomadas caseiras.

Publicidade

A calêndula é usada para cremes indicados para peles sensíveis, produtos para pós barba e pós depilatório e até mesmo em shampoos e condicionadores.

As flores cultivadas sem agrotóxicos são utilizadas em saladas ou acompanhando outros pratos.

A planta pode atingir até 50 cm de altura, a flor é amarelo-alaranjada. possue perfume e folhas macias.

A calêndula necessita de 4 horas de sol por dia. O ideal é comprar mudas prontas, pois com sementes o processo demora um pouco mais. A planta precisa ser regada sempre que a terra secar, quando for mais quente, pricipalmente no verão, é importante molhar todos os dias.

Os produtos são encontrados em farmácias e lojas de cosméticos, mas é possível fazer receitas caseiras. Um exemplo bem fácil de fazer é uma loção para tonificar e limpar a pele.

Coloque de molho 30g de flores secas de calêndula em meio litro água fervente, retirada do fogo. Deixe em infusão por 20 minutos. Coe e coloque em um vidro com tampa. Use para limpar a pele, de preferência pela manhã.

Publicidade

Deixe uma resposta