Animais

O que é Calopsita?

A calopsita é uma ave originária da Austrália e muito difundida no mundo todo. Pertence à ordem dos Psitaciformes e à família das cacatuas. Esta ave foi descrita pela primeira vez em 1792.

Publicidade

É uma ave robusta, de bela aparência exótica destacada pela crista ereta. Pode alcançar até 32 centímetros e possui um período de vida de 10 a 14 anos, embora algumas já viveram até 30 anos. A plumagem pode ser de várias cores: amarelo, branco, cinza, etc. Normalmente, possui em cada face uma pinta laranja que protege os ouvidos da ave, porém as albinas não possuem nenhuma pinta.

É dócil, podendo ser conservada como animal de estimação, tanto dentro de casa como fora, desde que tenha um abrigo adequado contra ventos e frios extremos. Precisa fazer exercícios para ter um desenvolvimento sadio, portanto, deve ser acomodada em uma gaiola ou viveiro.

Publicidade

É uma ave muito inquieta, que pode ficar horas emitindo gritos, mas podem assobiar e algumas chegam até a falar. Apenas os machos conseguem falar, mas há algumas exceções em que as fêmeas conseguem falar.

A alimentação é uma questão importante para o bem estar da ave, pois há algumas frutas e legumes que não devem ser oferecidas. Maçã, banana, milho cozido, verduras verde escuras são indicados. As aves que não tenham possibilidade de fazerem exercícios não devem ter incluídos na dieta alimentos com alto teor em gordura como a semente de girassol, por exemplo.

A reprodução pode ser feita a partir de 12 meses, durante o ano todo, mas é aconselhável tirar apenas duas a três ninhadas por ano. Coloca em média quatro a sete ovos por postura e a incubação dura de 17 a 22 dias. Os filhotes devem ser separados dos pais com oito semanas de vida.

Publicidade

Deixe uma resposta