Saúde e Bem Estar

O que é Calvície?

Este problema atinge mais os homens em função do hormônio masculino.

A calvície ou alopecia é a redução parcial ou total de cabelos e geralmente no couro cabeludo, mas pode acontecer em outras partes do corpo. A palavra alopecia tem origem no grego “alopex”, quer dizer raposa que também perde pelos.

Publicidade

Na maioria dos casos ocorre uma perda de 50 a 100 fios de cabelos por dia, isto é considerado normal e quando o fio cai logo é substituído por outro.

Com o avanço da idade e a chegada da velhice o cabelo cresce de forma lenta e muitas vezes de crescer provocando a calvície. Existem outros fatores que podem provocar a queda do cabelo como medicamentos, estresse, gravidez e algumas doenças.

Publicidade

A calvície ocorre mais com os homens em razão do hormônio masculino a testosterona, este produz fios mais finos e mais fracos.

Ela atinge a raiz do cabelo e sofre a ação de uma enzima. As células vão se renovando de baixo para cima e os cabelos vão caindo e são substituídos por outros, sempre se renovando. Quem tem calvície apresenta atrofia dos bulbos capilares que não permite o crescimento de novos fios. Então há perdas na parte frontal e na coroa do couro cabeludo.

Este outro tipo onde há perda repentina de cabelo em uma área e depois de um tempo ele cresce de volta. A causa pode ser uma desordem auto-imune.

Há também a calvície tóxica que ocorre depois de uma febre alta ou doença grave. Além disso pode ser causada pelo pós- parto e doenças da tireóide onde a perda de cabelo é temporária.

Quando há perda total do cabelo é chamada de alopecia universal considerado o mais agressivo.

A calvície não tem cura, mas alguns medicamentos como o minoxidil e finasterida ajudam um pouco no crescimento do cabelo além da cirurgia de transplante capilar. Outra opção são soluções cosméticas como prótese capilar e apliques colados.

Uma alimentação equilibrada é indicada para manter os cabelos saudáveis e sem queda.

Publicidade

Deixe uma resposta