Comidas e Bebidas

O que é Cambucá?

Cambucá é uma fruta que pode ser amarela ou laranja forte. Antigamente era encontrada na região da Mata Atlântica, no litoral do Rio de Janeiro, Espírito Santo e São Paulo. Atualmente não existe muito desta fruta.

Publicidade

É das frutas mais saborosas que há no Brasil e parecida com a jabuticaba. A árvore do cambucazeiro demora anos para dar a fruta, mas todos dizem que vale a pena esperar para provar a delicia.

Os índios construíam lanças e outros objetos utilizando as lascas da sua madeira que é muito resistente. A fruta é gostosa e doce, ideal para consumo ao natural, mas também pode ser feito sucos, geleias e compotas.

Publicidade

Tem de 5 a 10 metros, são redondas e floresce entre outubro novembro, as frutas colhidas em janeiro e fevereiro.

Cambucá significa: fruta de apertar ou espremer para chupar. Em relação a propriedade medicinal, auxiliam no fortalecimento de pessoas fracas e doentes. Ajuda no tratamento de bronquites, tosse e coqueluche e possui proteína, cálcio, fósforo e ferro. Uma unidade de 100 gramas apresenta 66 calorias. Indicada também contra úlceras não crônicas, contra tumores e na prevenção do envelhecimento.

Existe até uma música do compositor Vicente Paiva (1908-1964), cantada por Ângela Maria e Gal Costa e que fala do sabor dos cambucás como a fruta que ?conserva o cravo do pecado? e diz que é como ?beijo ardente e perfumado? da mulher brasileira.

O cambucá desapareceu devido ao desmatamento e derrubadas provocadas pela humanidade. Quando a rodovia Rio-Teresópolis foi construída, desapareceu grandes cambucazeiros. Algumas pessoas ainda têm o cambucá em seus quintais, sítios e fazenda e eles atraem muitos pássaros.

Para quem não conhece a árvore e o frutos pode observar algumas espécies no Museu Imperial de Petrópolis e na Fundação Zoobotânica de Porto Alegre.

Publicidade

Deixe uma resposta