Ecologia e Meio Ambiente

O que é cambuí?

No Brasil é possível encontrar várias espécies de pantas e frutos, mas algumas não são tão conhecidas como o cambuí.

Cambuí é uma planta que tem origem desprende. É uma llanta da família das Myrtaceae. Seus parentes são a goiabeira, a jabuticabeira, a pitangueira e o eucalipto tinhoso.

Publicidade

A árvore se cobre de flores brancas miúdas. Surgem em novembro e dezembro e apresentam muito perfume e atraem as abelhas. No mês de janeiro, o Cambuí ganha frutos vermelhos, parecidos com roxo.

A madeira é bem dura e utilizada em cabos de martelo e até em equipamentos agrícolas.

Publicidade

Para plantar a muda precisa ficar 8 meses em ambiente semi-sombreado, além disso se torna difícil pois a árvore cresce muito devagar.

A árvore tem uma grande importância pois ela ajuda no reflorestamentos e na preservação do meio ambiente.

Como suas folhas são pequenas pode servir para o seu cultivo como bonsai.

Estas palnatas gostam do sol, mas no verão deve-se cuidar para que ela não fique no sol muito forte, este procedimento auxilia na floração e a frutificação. Também é preciso saber regar um bonsai que deve-se molhar toda a terra dentro do vaso até que a água saia por baixo nos furos do vaso. O bonsai vai consumir os nutrientes da terra então é necessário colocar adubo em partes pequenas e mais frequentes.

Encontra-se mais no sul e no sudeste e o seu nome é também de um bairro em Campinas, São Paulo onde há muitos restaurantes e casas noturnas. Também pode ser encontrado do Maranhão ao Rio Grande do Sul e até mesmo na Argentina, assim como em Sergipe.

Campinas surgiu através de trilhas aberta pelos tropeiros. Entre Largo de Santa Cruz até o Laurão encontrava-se um bosque de cambuis. Então deram o nome ao de Cambuí.

Como chá é usada para ajudar no colesterol, diabetes, diarreia, inflamação do útero e ovário. As folhas são usadas para infusão.

Além disso poderá ser feito geléia, suco, chás, segundo pesquisa realizada pela embrapa será possível aproveitar está fruta sem agredir o meio ambiente.

Durante a produção da fruta não há perdas. Os pesquisadores acreditam que ainda é possível fazer mais alguns estudos científicos para descobrir sua composição físico-química.

Os cambuís se destacam de outras frutas pelo seu conteúdo de vitamina C.

O Brasil é um dos maiores produtores mundiais de frutas, porém algumas espécies ainda não são coletadas ou aproveitadas. Por este motivo é importante que os pesquisadores se motivem na busca de novas alternativas para a saúde e também preservando o meio ambiente.

Publicidade

Deixe uma resposta