Viagem e Turismo

O que é Campos de Cima da Serra?

Possui uma natureza exuberante e é um ótimo ponto turístico da Serra Gaúcha.

Campos de Cima da Serra ou Campos de Vacaria é uma região do Rio Grande do Sul localizada na parte mais alta e que faz divisa com Santa Catarina. Os municípios que fazem parte desta região são Bom Jesus, Cambará. Possui uma área de 21.033 km² e tem relevo suave com rios e planície elevada possuindo solo balsático. Apresenta vegetação de campo, capões de araucárias.

Publicidade

Os primeiros habitantes desta região foram os índios. Atualmente ainda existe casas subterrâneas e objetos que perteciam a eles. Depois os tropeiros de gado no início do século 18 começaram a desbravar a região. Os índios que viviam ali os Coroados, Caigangues e Botocudos resistiram contra esta invasão.

Os tropeiros buscavam o gado solto para vender. Eles viajavam fundando cidades pelo país e levavam os animais junto.

Publicidade

Outro atrativo do Campos de Cima da serra são os cânions dos Aparados da Serra, são eles o Itaimbezinho, Fortaleza , Monte Negro, Pedra Furada e o Campo dos Padres.
O Monte Negro fica em São José dos Ausentes e é considerado o ponto mais alto do Rio Grande do Sul. Possui 1.400 metros de altitude mas dá para fazer uma caminhada ou ir de carro até 300 metros do canyon, depois pode-se continuar a pé. Porém bem no pico é um pouco complicado pois tem muitas árvores o que dificulta o acesso.
Uma outra beleza da região é o Rio Pelotas que é o principal afluente do rio Uruguai, passando pela Argentina e pelo Uruguai.

Em Cambará existem dois parques para ser visitados que são os Aparados e Serra Geral, também como visitar por baixo através da trilha no rio Malacara que fica na Praia Grande em Santa Catarina.

Entre as comidas dos gaúchos estão o pinhão, charque, abóbora, mandioca, o churrasco e as sobremesas como o doce feito com a fruta gila.

Neste região é possível fazer atividades como rapel, passeio de bote, travessias de cânions, trilhas de quadriciclos e jipes. Também é oferecido aos turistas passeio a cavalo e em mulas, pesca esportiva e visita a cachoeiras e lajeados.

No inverno faz muito frio e as temperaturas ficam abaixo de zero e a geadas formam uma bela paisagem quando amanhecem cobertas de branco.

Esta região também serviu de cenário para a minissérie “A Casa das Sete Mulheres”, na TV Globo.

E os ambientalistas estão estudando formas de manter está beleza que está ameaçada por causa do plantio de pinos e também da construções de hidrelétricas.

Publicidade

Deixe uma resposta