O que é Câncer de Próstata?

Por: hiper

O Câncer de Próstata está no hall daquelas doenças que se difundem cada vez mais por causa do preconceito masculino de cuidar da própria saúde. Como todo e qualquer Câncer esse é bastante grave se não diagnosticado cedo, mas para isso é necessário realizar o exame do toque retal. Para que fique mais claro a importância de fazer o exame saiba mais obre o que é o Câncer de Próstata.

O que é Câncer de Próstata?

Para começar é importante entender o que é a próstata, trata-se de uma glândula que ajuda a armazenar e secretar um fluido que compõem o sêmen juntamente com os espermatozoides. Obviamente somente os homens possuem a próstata. Essa glândula possui o tamanho de uma noz quando está saudável, mas pode se apresentar inchada caso aja algo errado com a saúde da pessoa.

O Câncer de Próstata é também chamado de Cancro da Próstata e se manifesta quando as células dessa glândula começam a se multiplicar de maneira desordenada e sofrem algumas mutações. Um dos maiores problemas em relação ao Câncer de Próstata é que ele pode facilmente se espalhar pelo corpo causando o que os médicos chamam de metástase. Os principais lugares atingidos pelo Câncer de Próstata são os ossos e os linfonodos.

Existem alguns sintomas bastante característicos desse tipo de câncer que são a dor, a disfunção erétil e também ter dificuldades para urinar. Porém, em alguns casos essa doença se manifesta sem nenhum aviso ou sintoma. Os homens acima dos 40 anos devem procurar um médico especializado e realizar o exame do toque retal par diagnosticar a tempo. Quando o diagnóstico acontece cedo é possível curar totalmente o paciente.

Deixe uma resposta