Saúde e Bem Estar

O que é câncer?

O câncer na verdade é a nomenclatura médica utilizada para se referir a uma variedade de mais de 100 doenças que possuem em comum o seu surgimento: um crescimento anormal e desordenado de células. Estas células são diferentes das que as originaram e no caso de perderem suas funções ou adquirirem funções nocivas a nós, são consideradas malignas. Além disso, elas podem invadir outros tecidos e órgãos e espalharem-se pelo corpo.

Publicidade

As causas de câncer podem advir de fatores externos ou internos ao organismo. Os fatores externos são aqueles que têm haver com o meio ambiente e os hábitos da pessoa como por exemplo fumar ou beber em excesso. Já os fatores internos são geneticamente pré-determinados, sendo assim hereditários.

A maior parte dos casos de câncer (80%) está ligada ao meio ambiente, no qual existem vários agentes de risco. Ambiente é o meio em geral que a pessoa viva (água, terra e ar), o ambiente de trabalho (principalmente indústrias que utilizem produtos químicos e afins), os produtos que ela consume como alimentos e medicamentos e seu ambiente social e cultural.

Publicidade

Os tipos de câncer com maior ocorrência são: de pele, de próstata, do colo do útero, de mama, de pulmão entre outros.

Publicidade

Deixe uma resposta