Artes e Cultura

O que é capoeira?

Representou para os escravos um sonho de liberdade numa época de violência e castigos.

Capoeira é uma arte que mistura vários gêneros como esporte, música e artes marciais. É comemorada em 3 de agosto.

Publicidade

A capoeira começou no século XVI quando o Brasil era colônia de Portugal. Nesta época os escravos africanos trabalhavam nos engenhos do nordeste brasileiro. Muitos eram angolanos que gostavam de dançar ao som de músicas.

Os africanos eram alvos de violência e de castigos. Os senhores de engenho não deixavam os escravos lutar pois os europeus só usavam os braços e perdiam para os escravos. Então os escravos utilizaram a dança africana para disfarçar a lutar e quando os senhores passavam achavam que estavam dançando. Foi então que surgiu a capoeira e representou a resistência cultural e física dos escravos brasileiros.

Publicidade

Os escravos praticavam a capoeira em terreiros próximos às senzalas e nestes momentos eles procuravam aliviar o estresse do trabalho e ter mais preparo físico. As vezes eles praticavam a capoeira em campos por isso o nome capoeira.

Até o ano de 1930 a capoeira era considerada violenta e subversiva então não podia ser praticada. A polícia prendia os capoeiristas que desafiavam a lei, pois no Código Penal de 1890 eram eram punidos com prisão, trabalhos forçados e até deportação.

Neste mesmo ano o capoeirista mestre Bimba apresentou a capoeira para o presidente Getúlio Vargas. O presidente gostou da arte e então liberou como esporte. Hoje já é praticado por várias pessoas.

Existem três estilos de capoeira: capoeira angola que caracteriza-se por ter um ritmo musical lento e golpes próximos ao solo. O estilo regional possui movimentos mais rápidos, ao som do berimbau. O outro estilo é o contemporâneo que é mais praticado atualmente e mistura os dois estilos citados.

A Capoeira representa defesa e ataque os participantes utilizam os pés e a cabeça. Dois capoeiristas participam da luta e fazem um balé de perguntas e respostas corporais, depois um terceiro participante entre no jogo e segue assim até que todos participem da roda. Também apresenta a malandragem quando faz que vai e não vai, e quando o capoeirista retira-se e volta. Os seus principais golpes da capoeira são: Cabeçada, Rasteira, Rabo de Arraia, Chapa de Frente, Chapa de Costas, Meia Lua e Cutilada de Mão.

No começo da história da capoeira o acompanhamento era feito apenas com palmas e toques de tambores. Com o tempo começou-se a usar o Berimbau que é um instrumento que tem uma haste e um arame.

Publicidade

2 Comentários

Deixe uma resposta