O que é carboidrato?

Por: Adriano Barreto

Saiba o que são e para que servem essas moléculas essenciais ao corpo humano.

Carboidratos são açucares e amidos, também conhecidos como sacarídeos ou hidrato de carbono. Os carboidratos são moléculas constituídas de carbono, hidrogênio e átomos de oxigênio. Eles funcionam como uma importante fonte de alimento e uma das principais fonte de energia para a maioria dos organismos, tanto seres humanos quanto animais.

O que é carboidrato?

O papel do carboidrato

Os carboidratos são a matéria orgânica mais abundante da terra e tem entre suas muitas funções a importância de conter:

- Reservas de energia corporal e combustível para o correto desenvolvimento metabólico do corpo;

- Açucares de ribose e desoxirribose, que constituem o DNA e o RNA;

- Celulose, ligado diretamente às plantas, que são um tipo de carboidrato;

Vilão ou mocinho

Apesar de serem mal vistos, uma vez que muitas dietas tendem a evita-los, os carboidratos nem sempre devem ser encarados como os vilões de uma dieta saudável. Na verdade eles são a mais simples fonte de energia quando se trata em renovar as energias que nosso corpo precisa. Quando consumido com equilíbrio, ele é muito benéfico para nossa saúde.

Muitas pessoas, sem o devido conhecimento acreditam que para emagrecer necessitam cortar os carboidratos, retirando-os completamente de sua alimentação. Para quem faz exercícios físicos, os carboidratos são de extrema importância, pois ele evita, entre outras coisas, a fadiga muscular. Isso se deve pelo fato do carboidrato serem essenciais para a produção do glicogênio muscular, que é a principal fonte de energia durante os exercícios. A fadiga muscular ocorre justamente quando o estoque de glicogênio muscular está baixo.

Enquanto as proteínas desenvolvem sua musculatura, fazendo com que ela de fato cresça, são os carboidratos que fazem seus músculos terem um melhor desempenho, fazendo que você tenha uma maior disposição ao fazer exercícios.

Os alimentos

São indicados para o consumo trazendo muitos benefícios para sua saúde a aveia, linhaça, quinoa, pães integrais, castanha de caju e as frutas in natura.
Por outro lado os vilões das dietas e qufe trazem tão má ama aos carboidratos precisam ser evitados ou, pelo menos, consumidos moderadamente, entre eles: pão branco, macarrão, lasanha, pizza, doces, batata e refrigerantes.

O consumo de carboidratos

Como você pode perceber, os carboidratos tem seus aspectos positivos e negativos, mas de modo geral, podemos concluir que a ingestão de uma quantidade mínima destes componentes é necessário para que seu organismo possa funcionar corretamente. A sua ingestão em pequenas quantidades irá fazer com que surjam câimbras, dores musculares e fadiga. É importante uma dieta que a quantidade de carboidratos não seja elevada, mas nunca leve isso ao extremo.

Deixe uma resposta