Saúde e Bem Estar

O que é Carbúnculo?

Lesão mais grave que o furúnculo e que deve ser tratada adequadamente.

Os carbúnculos é o acúmulo de vários furúnculos que provocam úlceras na pele e apresentando cicatrizes. É uma infecção que demora mais para curar do que o furúnculo. Também conhecido como antraz, anthrax e febre esplênica e é comum em animais herbívoros como vacas, cabras, ovelhas e camelos. Ocorre mais com os homens e aparece com mais frequência no pescoço e nas costas. Os idosos e os diabéticos tem mais chances de aquirir a infecção.

Publicidade

É causada pela bactéria estafilococos aureus, sendo contagiosa e espalha-se em outras partes do corpo. A infecção apresenta líquido, pus e tecido morto.

No ano de 1490 a.C. Moisés mencionou o carbúnculo hemático. No fim do século XVI suspeitou-se que a doença era transmissível ao homem. Em 1769 o carbúnculo começou a ser pesquisado e autores escreveram sobre o assunto.

Publicidade

Em 1876 Robert Koch realizou estudos que foram muito importantes e inovadores em relação aos carbúnculos. Também Louis Pasteur desenvolveu vacinas para combater a infecção em 1880. Em 2001 o carbúnculo hemático foi utilizado como arma biológica nos Estados Unidos. Ele foi enviado pelo correio e contaminou 23 pessoas, 5 morreram.

Pode ser causada pelo contato da roupa ou lâmina de barbear e depilar, higiene inadequada e saúde debilitada. Também pode ser adquirido e ingestão de objetos contaminados como lã, couro, osso e pelo de animais e contato com solo contaminado.

O diagnóstico é realizado através do exame da pele realizado pelo médico. Em alguns casos uma amostra do pus é enviada ao laboratório, isto ajudará a descobrir como a bactéria está causando a infecção e determinar o medicamento adequado.

O tamanho varia muito podendo ser grande ou pequeno e fica vermelho, apresentando irritação e dor. Também pode provocar fadiga, febre, náusea, vômito e mal-estar.

Antes de iniciar o tratamento os carbúnculos devem ser drenados. Um pano úmido e morno ajudam neste processo. Não é aconselhável espremer ou cortá-lo em casa, pois pode piorar. É indicado procurar um médico caso a lesão não melhorar em duas semanas ou estiver na coluna ou no rosto. Quando a pessoa apresenta as lesões sobre o lábio ou nariz pode ser perigoso pois ela se transforma em tromboflebite e esta complicação pode levar a morte.

O médico poderá receitar sabonetes antibacterianos e antibióticos para pele ou oral ou vai drenar a lesão.

Para que a infecção não se espalhe é importante lavar as mãos, lençóis e toalhas devem ser lavados com água fervente e os curativos devem ser trocados com frequência.

Publicidade

Deixe uma resposta