Saúde e Bem Estar

O que é Cárie?

A cárie é a doença mais comum em seres humanos, tanto em adultos quanto em crianças. Quanto maior a quantidade de ingestão de açucares e amigo, maior será quantidade de ácido produzido que acabará corroendo o esmalte dos dentes, fazendo que ele tenha uma cárie ou cavidade. Se a cárie não for curada rapidamente, posteriormente a mesma acabará atacando a polpa do dente.

Publicidade

Se houver então a infecção da polpa do dente, esta ocasionará um abscesso, que nada mais é do que o acúmulo de pus que se deposita no extremo da raiz do próprio dente. A partir daí a infecção que anteriormente era apenas local, poderá se tornar geral, ao se espalhar por todo o corpo. Quando isso ocorre o recomendado já é extrair o dente para beneficiar a saúde da pessoa.

Publicidade

O aparecimento de cáries não está ligado apenas ao excesso do consumo de amido ou açúcar, diversos outros fatores podem provocá-la, sendo eles: a má qualidade dos dentes, do esmalte e também a excessiva acidez da própria saliva; pequenas partículas de alimentos que ficam alojadas entre dois dentes acaba criando um loca propício para a cárie. Muitas pessoas possuem dentes muito mais resistentes ás cáries do que outras pessoas, e as cáries consideradas mais comuns aparecem justamente em locais onde a escovação se torna mais difícil, sendo nas coroas dos molares e nos intervalos das outras peças dentárias.

Para que se possa evitar a formação de cáries, é recomendado que algumas atitudes sejam tomadas, como eliminar o consumo de doces principalmente entre as refeições; manter uma alimentação equilibrada; escovar os dentes após cada refeição e antes de dormir e após acordar; visitar o dentista com regularidade; utilizar uma solução de fluoreto de sódio e etc. É importante ter consciência de que os dentes precisam estar limpos e saudáveis para que a saúde da pessoa também se mantenha desta forma.

Publicidade

Deixe uma resposta