Saúde e Bem Estar

O que é carnitina?

Saiba o que é esse nutriente e como ele pode ajudar na queima de calorias.

A carnitina, também conhecida como L-Carnitina, é um aminoácido. A carnitina é um nutriente muito importante para o processo de metabolismo de gordura no nosso corpo e previne que depósitos de gordura se acumulem no coração. Outro papel importante da carnitina é fazer o transporte dos ácidos graxos através de nosso organismo, para que estes ácidos sejam convertidos em energia. Dessa forma, quando nosso organismo tem a quantidade adequada de carnitina, qualquer ingestão de gordura será utilizada de forma eficiente para que as funções do organismo sejam corretamente executadas.

Publicidade

Lisina e metionina

A carnitina trabalha em conjunto com a lisina, um aminoácido utilizado para a produção de colágeno. Em conjunto, a carnitina e a lisina fazem com que nosso corpo absorva uma diversidade de nutrientes essenciais ao nosso organismo, principalmente o cálcio. A metionina é outro aminoácido que trabalha em conjunto com a carnitina. A metionina possui enxofre, que em quantidade adequada, é importante ao nosso corpo. Este aminoácido tem a função de fortalecer unhas, cabelos e tecidos da pele. Quando em conjunto com a carnitina, elas reduzem o teor de gordura no fígado, garantindo assim a capacidade do corpo de expelir elementos tóxicos.

Carnitina na alimentação

A carnitina está presente na nossa alimentação. A carne vermelha, por exemplo, possui uma grande quantidade deste nutriente, que também está presente em aves, peixes e até mesmo no leite, embora nestes, em menor quantidade. Apenas com a alimentação destes alimentos, um ser humano adulto consome de 180 a 300mg deste nutriente. Além disso, nosso próprio corpo produz esse nutriente.

Publicidade

A importância da carnitina

A carnitina é essencial para prevenir nosso organismo de uma série de doenças como diabetes, doenças hepáticas e até mesmo Alzheimer. Apesar de nosso organismo produzir a carnitina e ela poder ser obtida na nossa alimentação diária, há casos em que sua produção pelo nosso corpo não é suficiente, o que faz com que nosso organismo permita que gordura se acumule em órgãos vitais. Nesses casos, um médico poderá avaliar quando há um desequilíbrio destas substâncias e verificar formas de repor este nutriente, como por exemplo, uma alteração na dieta ou até mesmo a ingestão da carnitina em cápsulas.

Indiretamente, a carnitina emagrece

A carnitina ajuda no emagrecimento, pois tem um papel importante na queima de gordura, ainda que indiretamente. Para que haja uma queima de gordura, é necessário que os ácidos graxos sejam levados até as mitocôndrias, que irá converter as gorduras em energia. A carnitina é a responsável por fazer esse transporte e uma maior quantidade dela no nosso corpo fará com que esse processo ocorra mais rapidamente.

Publicidade

Deixe uma resposta