O que é Carrapato?

Por: Ananda Manica

O carrapato é um parasita, artrópode, pertencente à família dos Ixodídeos, que se fixam na pele de animais, do homem e também de aves para sugar-lhes o sangue. Quando esses parasitas sugam o sangue, acabam ficando inchados.

O que é Carrapato?

Possuem a capacidade de transmitir doenças, como a tristeza que acaba atingindo o gado bovino, e também a febre maculosa, que é uma espécie de tipo exantemático muito grave no homem. A cabeça, o tórax e o abdome do carrapato são unidos, formando um conjunto só. Apenas uma pequena parte da cabeça possui articulação com o restante do corpo, e é devido a isso que somente seus palpos maxilares possuem movimento. E também é através desses órgãos bucais que o carrapato se prende a pele.

As larvas de carrapato possuem seis patas no total, e os adultos oito patas. A fêmea deposita seus ovos no solo, milhares deles por vez, e assim que as larvas nascem, procuram o corpo de animais para se fixarem e sugar seu sangue. Quando isso ocorre, os carrapatos devem ser extraídos da pele com bastante cuidado, pois podem ocorrer do órgão sugador continuar fixo na pele e provocar uma infecção bastante perigosa.

Para libertar o gado deste parasita, é realizada uma mudança do campo de pastoreio além de banhos com substâncias carrapaticidas.
Em animais que possuem carrapatos, é importante pulverizar seu canil para evitar que esses parasitas persistam no local colocando em risco a saúde dos animais e também de seus donos.

Alguns carrapatos quando parasitam causam certos sintomas, que são eles: anemia; falta de apetite; baixo desenvolvimento; diminuição da atividade produtiva; perda progressiva de peso e etc. É importante fica sempre de olho nesses sintomas, para quando for constatada a presença de carrapatos, agir o mais rápido possível, evitando problemas de maiores grandezas.

Deixe uma resposta