Carros e Transportes

O que é carro tunado?

Esta técnica é somente estética porém nem tudo é permitido.

Carro tunado, tuning ou car tuning é a personalização de carros que consiste em alterar as características do automóvel através de peças e acessórios para dar charme ao carro.

Publicidade

A única observação é o respeito a lei do Conselho Nacional de Trânsito (Contran) que proíbe deixar o motor exposto, portas que abrem para cima e suspensão hidráulica. Geralmente as pessoas que tem carros tunados participam de feiras e exibições. Em inglês a palavra tuning quer dizer ajuste fino.

A lei chama a atenção para alguns cuidados como o insufilme que deve ter um limite que deve transmitir pelo menos 75% de luz.

Publicidade

Alguns apaixonados pela moda usam luzes, filtros de ar coloridos e capa cromada para o motor. Outros usam outros tipos de lâmpada nos faróis como tons azulados ou amarelados ou um aro de LED colorido. Os faróis de xenon que são mais potentes e brilhante, foram proibidos no Brasil.

Também dá para colocar rodas com aros de 28 polegadas, os carros vem de fábrica com rodas de aro 13 ou 15.

O importante é saber que qualquer alteração precisa da autorização do órgão competente. Em primeiro lugar é necessário uma autorização do Departamento Estadual de Trânsito que é o Detran. Também precisa passar por uma inspeção veicular em uma Instituição Técnica Licenciada (ITL).

Esses passos são importantes pois garantem a segurança do veículo para trafegar. Aqueles que forem pegos sem a inspeção, pagarão uma multa em torno é R$127,20. Se os documentos não estão o veículo retido para regularização, além de pagar multa e levar cinco pontos na carteira.

Os carros tunados ficaram famosos com o filme Velozes e Furiosos em 2001, mas já existiam antes. Os carros tunados surgiram nos Estados Unidos com os Hot Rods, depois se espalhou pela Europa e foi se profissionalizando.

Como as pessoas querem sempre mudanças acabam querendo mudar seus carros também.

Publicidade

Deixe uma resposta