O que é Cartografia?

Por: Ananda Manica

A cartografia é uma técnica cujo objetivo é elaborar e imprimir cartas cartográficas e também náuticas, nas quais a superfície da terra é representada como se fosse analisada de uma grande altura.

Deve-se escolher primeiramente a projeção a ser feita e fixar também símbolos convencionais. Na cartografia utilizam-se diversos tipos de escrita, em que se destacam as obras do homem, os países, as montanhas e suas proporções. São indicadas também as características do solo em questão em uma carta elaborada para este fim, com algumas particularidades como cores especiais, símbolos importantes são anexados em uma tabela.

O que é Cartografia?

A cartografia é uma atividade bastante antiga, inicialmente era utilizada por chineses, gregos e egípcios que confeccionavam mapas de forma rudimentar, vale lembrar que na época em que essas civilizações elaboravam os mapas, os conhecimentos sobre a terra e suas dimensões eram muito remotos.

Foi na Mesopotâmia que encontraram um dos mapas mais antigos do mundo, este mapa foi confeccionado em uma pedra argilosa, e possui cerca de 4.500 anos. Antes de Cristo era muito comum que os Gregos rabiscassem em pedras e papiros o mapa-múndi e globos celestes.

Os mapas considerados realmente importantes apareceram somente na metade do século XV, onde eram impressões através da xilografia e também através da gravação utilizando cobre.

Atualmente a arte da Cartografia é considerada uma ciência, onde há uma infinidade de projeções cartográficas, nessas projeções se destacam três tipos: geométricas; de perspectiva e em gnomos.

Deve existir bastante atenção no momento da leitura exata dos mapas. Os paralelos, as linhas de quadratura e os meridianos são necessários para que se possa ler as latitudes e longitudes, e essas são necessárias para determinar a verdadeira distancia existente entre um ponto e outro. As escalas de distâncias em alguns casos só possuem validade ao longo de alguns paralelos. A latitude é medida em graus, na direção norte e rumo ao sul da linha do equador e ao longo das linha do meridiano, já a longitude é medida de leste para oeste, e partir do primeiro meridiano e ao longo dos paralelos.

Deixe uma resposta