Ecologia e Meio Ambiente

O que é Carvão?

O carvão é um combustível fóssil, ou seja, é resultado de restos de plantas e animais fossilizados a milhares de anos. Sua utilização intensificou-se a partir da Segunda Guerra Mundial, devido a utilização das máquinas a vapor, porém até os dias de hoje sua utilização é muito grande como combustível em algumas usinas termelétricas, suja finalidade é a produção de energia elétrica.

Publicidade

Também utilizado como fonte de matérias primas para a fabricação de diferentes produtos, o carvão possui um pequeno problema, o ambiental. Sua queima provoca a liberação do dióxido de carbono devido a sua combustão, esse gás é extremamente poluente e é um dos causados do efeito estufa.

A extração de carvão é realizada em minas, sendo considerado um trabalho muito perigoso e difícil de ser realizado, e as ferramentas utilizadas para extração são à base de ar comprimido.

Publicidade

Além da produção de energia elétrica, o carvão pode ser utilizado para diversas outras coisas, sendo elas: aquecimento doméstico (principalmente na Europa e na América do Norte); fabricação de aço; os subprodutos do carvão podem ser empregados na indústria farmacêutica; na fabricação de plásticos; tinturas; e também na pavimentação das ruas e nas rodovias do mundo.

Para realizar a extração de carvão é necessário a utilização de túneis quando as minas são encontradas no subsolo, porém quando as mesmas são a céu aberto, utilizam-se escavadeiras e tratores para auxiliar no processo de extração.

O carvão surgiu a cerca de 300 milhões de anos atrás, no pântano pré histórico, e após secar sob a lama os restos de plantas e vegetais acabaram se transformando em Turfa, que é um combustível que pode ser extraído do solo de forma muito simples. Com o tempo, a pressão dos sedimentos e o calor a turfa transformou-se em lignita para posteriormente transformar-se em antractica, que é o carvão mineral negro.

Publicidade

Deixe uma resposta