Saúde e Bem Estar

O que é Catapora?

A catapora é uma doença muito comum na infância, porém adultos também podem contraí-la. É uma doença infecciosa causada por um vírus, é também contagiosa.

Publicidade

Os primeiros sintomas da catapora são febre, dor de cabeça, perda de apetite, pequenas manchas vermelhas pelo corpo, e bolhas pequenas que possuem um liquido claro e ao seu redor há uma auréola de coloração avermelhada. Com o passar dos dias, estas bolhas com líquido acabam formando uma crosta que acaba se desprendendo da pele após algumas dias.

A catapora não é considerada uma doença grave, porém deve ter uma atenção especial a possibilidade de complicações, pois quando presente em crianças, as mesmas se tornam mais vulneráveis a outras infecções que podem ocorrem simultaneamente.

Publicidade

A catapora é transmitida de diversas formas, desde através do ar até o contato direto com os dentes, sendo essa a forma mais comum de contágio. Nos dois ou três dias que precedem o aparecimento das bolhas no corpo do doente é onde a possibilidade de contágio é muito grande, e também durante os 12 dias subseqüentes.

A Catapora trás muita coceira para a pessoa que foi contagiada, porém é imprescindível que se evite o ato de se coçar, para evitar que no local haja infecções perigosas e também para evitar que a pessoa arranque as crostas formadas a partir das bolhas, evitando que as marcas dessas bolhas permaneçam na pele para sempre. É importante sempre orientar as pessoas que deixem as crostas se desprenderem naturalmente com o tempo, pois as cicatrizes que podem permanecer na pele podem se tornar mais ou menos profundas e também permanentes, deixando no corpo uma marca.

A catapora possui certa semelhança com casos considerados benignos de varíola, devido a essa semelhança, em 1530 cogitou-se lhe dar um nome um pouco parecido com a varíola. Lembrando que a catapora também é conhecida como varicela.

Publicidade

Deixe uma resposta