O que é catarata?

Por:

Esta doença pode ser adquirida na velhice ou a criança pode nascer com ela.

A catarata é uma doença que ocorre nos olhos e deixa opaco o cristalino que é uma lente localizada atrás da íris. Este problema faz com que os raios de luz não atravessem e não cheguem até a retina para que possa ser formada a imagem.

O que é catarata?

A pessoa que tem catarata não consegue enxergar com nitidez, parecendo que a imagem fica embaçada ou com uma névoa e conforme a doença vai se agravando enxerga somente vultos. Também sente sensibilidade á luz de faróis ou do sol, a pupila pode mudar de cor e ficar amarelada ou esbranquiçada. O doente não enxerga bem as cores que ficam um pouco desbotadas.

A catarata acontece principalmente por causa do envelhecimento e com pessoas com mais de 50 anos. Porém existem casos de crianças que nascem com a doença, isto pode ocorrer quando os pais tiveram rubéola ou toxoplasmose nos primeiros três meses de gravidez. Geralmente 99% dos casos são adquiridos com o passar dos anos e somente 1% nasce com a pessoa.

Também pode ser causada pela diabetes, hipotiroidismo, uso de colírio sem prescrição médica, socos ou batidas fortes nos olhos. Alguns estudos constataram que até mesmo o consumo de álcool e a exposição a fumaça do cigarro e a exposição da luz podem provocar a catarata.

Quem faz o diagnóstico a doença é o oftalmologista. Ele vai analisar os olhos do paciente e ver se há algo de errado com o cristalino. Para isto o médico delata a pupila e também faz um teste de acuidade visual usando uma tela com letras e símbolos.

O tratamento da catarata é através de cirurgia. Nesta cirurgia é feito anestesia local e retirado o cristalino com problema e colocado uma lente artificial.

O cristalino é retirado com um aparelho que tritura e aspira evitando muitos cortes. Depois da cirurgia o paciente deve ter cuidados assim como qualquer outra cirurgia.

Para evitar que doença apareça é necessário não usar colírios que possuem corticóides, a não que o médico recomende.

Se notar algo diferente na visão procure o mais rápido possível o especialista e assim que ele descobrir que é catarata faça logo a cirurgia que é simples, os resultados são ótimos e sua recuperação é rápida.

A catarata também pode provocar a cegueira reversível. A Organização Mundial de Saúde prevê que no Brasil surgem 552 novos casos da doença por ano, o número é assustador então é necessário alertar a população para que cuide muito bem de seus olhos.

Deixe uma resposta