O que é Cateterismo?

Por: Ananda Manica

O Cateterismo é um procedimento cardiológico realizado para corrigir ou apenas diagnosticar problemas cardiovasculares. Neste procedimento é comum analisar se há entupimentos das artérias coronárias ou também analisar o funcionamento das válvulas e do músculo cardíaco.

O que é Cateterismo?

Para a realização deste procedimento é aplicado anestesia local, para posteriormente introduzir através de um corte um cateter juntamente com um fio guia até os grandes vasos e as câmaras cardíacas. Este cateter é introduzido na maior parte das vezes pela artéria femoral direita. Após a inserção do cateter é introduzido também um liquido que possui um contraste radiológico para que possa ser visualizado através de um aparelho de raios-X todos os vasos e todas as cavidades do coração do paciente. Todas as imagens capturadas durante o procedimento ficam armazenadas em aparelhos digitais para que se possa fazer uma melhor analise depois da realização do exame.

Para a realização deste exame é necessário uma equipe preparada composta por: enfermeiro; técnico de raios-X e dois cardiologistas com experiência em procedimentos de cardiologia intervencionista. Este procedimento é considerado rápido, durando entre 30 e 60 minutos. Apenas em crianças é necessário que a anestesia seja geral para evitar que haja agitações das mesmas.

Antes da realização do Cateterismo alguns procedimentos devem ser realizados como estar de jejum por pelo menos quatro horas antes do procedimento e manter-se em repouso, evitando grandes agitações. A recuperação é simples, geralmente não é necessário internação, apenas alguns cuidados básicos como evitar dobrar o braço ou a perna dependendo de onde foi introduzido o cateter por até 6 horas, fazer a ingestão de líquidos; realizar a limpeza do local duas vezes ao dia e refazer os curativos e retirar os pontos depois de 7 ou 8 dias.

Os riscos relacionamentos a este procedimento são mínimos, sendo eles os principais: sangramento no local de acesso; alergia ao contraste utilizado para a visualização em aparelhos raios-X; derrame cerebral ( incidência muito baixa) e diminuição ou perda de pulso. Todos os riscos são mínimos.

Deixe uma resposta