O que é Caule?

Por: Ananda Manica

O caule faz parte das plantas, possui forma cilíndrica, que cresce em sentido vertical, do lado oposto da raiz. É a partir do caule que se dá origem as folhas, flores e frutos, e possui como função principal a sustentação das folhas e assegurar a circulação de substancias nutritivas importantes para o desenvolvimento de toda a planta.

O que é Caule?

Existem nós no caule, e são a partir deles que nascem as folhas, ramos e flores. O espaço entre dois nós consecutivo é denominado interno, ou entrenó.

Há a presença de poros nas superfícies dos caules, denominado lenticelas, esses poros permitem a renovação dos gases no interior da planta.

Existem dois tipos de caules, os aéreos e os subterrâneos, os aéreos dividem-se em três tipos que são tronco, colmo e estipe. O tronco é o tipo de caule predominante nas dicotiledôneas, sua base é larga e ele é bastante forte, possui ápice de menor diâmetro. Apresenta ramificações. O colmo é o caule típico das gramíneas, sua forma é cilíndrica e seus nós e entrenós são bastante distintos. O colmo pode ser oco ou maciço. O estipe é o caule predominante das palmeiras, é quase cilíndrico, porém não possui ramificações, formando um tufo de folhas em sua parte apical.

Os caules subterrâneos desenvolvem-se sob o solo, e podem ser divididos em três tipos: tubérculos; rizomas e bulbos. Os tubérculos possuem caules na maioria das vezes laterais bastante espessados, pois possuem muitas substâncias nutritivas armazenadas, temos como exemplo de tubérculo a batatinha. Já os rizomas possuem caule geralmente subterrâneo com crescimento horizontal, paralelo a superfície do solo. Os bulbos possuem caules subterrâneos modificados, ou seja, são estruturas muito mais complexas que contém primórdios de raízes, escamas mais ou menos desenvolvidas, inseridas em uma parte caulinar achatada, o prato.

Existem também os caules aquáticos, que geralmente são longos e pouco resistentes, mas muito delicados. Na maioria das vezes são verdes e possui numerosas lacunas cheias de ar, o que facilita a sua flutuação.

Deixe uma resposta