Ecologia e Meio Ambiente

O que é Celulose?

A celulose é um polímero composto por apenas um monômero, a glicose. É matéria prima para a fabricação de vários produtos. Entra também na manufatura de tecidos de diversos tipos.

Publicidade

Tratada de uma mistura de ácido sulfúrico e nítrico dá o algodão pólvora. Dela derivam fibras artificiais como o raiom, o colódio que é empregado na medicina, o celulóide e muitos outros plásticos. O celulóide foi o primeiro plástico preparado com a celulose.

Um dos principais empregos da celulose é na fabricação de papel, as compridas e resistentes fibras dos pinheiros suprem grande parte da polpa de madeira utilizada na indústria de papel. No Brasil também vem se empregando com sucesso, o eucalipto na produção de celulose, devido a suas fibras serem mais curtas.

Publicidade

Da celulose ainda é possível obter materiais para películas fotográficas e também substitutos para vernizes. Tratada com ácido sulfúrico dá o pergaminho, e da serragem de madeira obtém também o ácido oxálico.

A celulose pode ser encontrada na maioria das vezes em fibras puras de algodão. A produção da celulose acontece da seguinte forma: depois de cultivada as árvores utilizadas para produção, ou o eucalipto, realiza-se a colheita, e posteriormente a madeira deve ser descascada e picada em pedaços bem pequenos, que são denominados cavacos. Estes cavacos são selecionados para que ocorra a seleção para que se removam lascas e serragens. Depois os cavacos são submetidos a diversos processos mecânicos e processos químicos que irão resultar na produção da celulose.

Os cavacos passam por processos de cozimentos, onde enfrentam altas temperaturas e alta pressão. Durante o processo há a separação da celulose com a lignina, que é responsável pela união das fibras, fazendo com que aumente a rigidez da parece celular vegetal. Após este processo é obtida uma pasta marrom, que também passa por alguns processos químicos para que seja lavada e branqueada.

Publicidade

Deixe uma resposta