Curiosidades

O que é censo?

Esta importante pesquisa define como estão vivendo as pessoas e o que poderá ser feito para melhorar a vida delas.

O Censo é um levantamento de dados e informações sobre a população do país e quais suas condições de vida. Censo vem do latim “census”.

Publicidade

Através do censo é possível saber quantas pessoas moram no país, estados e municípios, quantas são homens e mulheres, se vivem na zona rural ou urbana, quem está desempregado e a renda destas pessoas.

Com as informações coletadas será possível criar políticas públicas para a saúde, previdência social educação.

Publicidade

Em 1790 foi realizado um censo nos Estados Unidos que constatou que possuía 4 milhões de habitantes que não pagavam impostos. O censo também tinha o objetivo de obter o número de que podiam ser enviados ao exército. Porém durante a Guerra de 1812, uma parte do censo foi destruído pelo fogo.

Quem coordena o censo é o instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). As pessoas encarregadas de realizar a pesquisa visitam as pessoas em seus residências. Esta pesquisa é realizada no Brasil a cada 10 anos. O primeiro Censo foi realizado em 1872, na época recebeu o nome de Recenseamento da População do Império do Brasil.

No último senso realizado em 2010 foram visitados 58 milhões de domicílios somando um total de 5.565 municípios.

O Censo existia na Antiguidade na China em 2238 a.C., quando o imperador Yao mandou realizar um censo para saber sobre a população e as lavouras cultivadas.

Na Bíblia também há referência sobre o censo. São José e a virgem Maria saíram de Nazaré, na Galiléia, para Belém, na Judéia, para responder ao censo que foi encomendado por César Augusto. Até mesmo nas Américas os Incas controlavam a população através do “quipus”, que era um sistema de cordas com nós para representar os números.

A tecnologia foi implantada em 1890. O Census Bureau apresentou uma máquina elétrica para somar as respostas e os funcionários tinham que fazer furos para realizar a contagem. Os cartões quando colocados na máquina somavam os resultados. Apesar da máquina ser grande, facilitava e agilizava os resultados.

O censo de 2012 inovou e usou computadores de mão com GPS que ajudará os funcionários a localizar os locais dos entrevistados além de coletar os dados.

Para trabalhar no censo a pessoa deve participar de um processo seletivo e será contrato como temporário e a duração do trabalho é em torno de 5 meses. As provas consistem em questões de português, matemática e conhecimentos gerais. Os classificados são treinados pra desempenhar a função de recensiador que receberá de 800 a 1.600 dependendo de quantas horas vai trabalhar e o recomendado é que tenha de 25 a 30 horas semanais disponíveis.

Publicidade

Deixe uma resposta