O que é Cerâmica?

Por: Ananda Manica

A cerâmica é o resultado do cozimento de argila, que é um tipo de barro retirado do subsolo. A argila possui uma consistência bastante pastosa, permitindo assim a sua manipulação. Molda-se diversas peças com a argila para posteriormente colocá-las em fornos para que possa haver o cozimento, que com o calor irá solidificar o material.

O que é Cerâmica?

A praticar da fabricação de objetos de cerâmica já bem antiga, iniciou-se no Oriente Médio a cerca de nove mil anos. Porém só um tempo depois, a cerca de 3.500 anos é que começou a se utilizar a roda de olaria que auxilia o oleiro a dar uma forma perfeita a suas peças. Essa roda de olaria nada mais é do que uma plataforma que através de determinada força pode rodar, auxiliando todo o processo de fabricação de peças de cerâmica.

Uma característica bastante interessante é que as peças de cerâmica não se decompõem com o passar dos anos. Esse fato é muito importante para estudos arqueológicos de civilizações antigas.

Antes da utilização das rodas de olaria, a forma mais pratica de se produzir peças era através do anelamento, que consistia em utilizar tiras de argila para pode se fabricar peças circulares, ou então utilizar moldes de gesso.
É necessário uma temperatura de 600ºC para que a argila seque totalmente e vire cerâmica, o tempo de cozimento também deve ser controlado.

Além da fabricação de vasos, pratos e jarros, a cerâmica também é utilizada para fabricação de objetos musicais, azulejos e etc.
Em determinado locais é adicionado um pouco de areia a argila, formando assim uma cerâmica especial, denominada porcelana. Com o calor do cozimento essa areia inserida na argila acaba se transformando em vidro, parecendo então uma massa transparente, conferindo um efeito muito bonito a peça. A porcelana foi inventada pelos chineses a mais de 1.200 anos, porém na Europa ela surgiu apenas entre os séculos XVII e XVIII.

Deixe uma resposta