Curiosidades

O que é Cérebro?

Cérebro é um órgão do corpo que é o centro de todo o sistema de controle, juntamente com o resto do sistema nervoso central. A maior e mais importante parte do encéfalo é o cérebro, que controla toda a capacidade do pensamento.

Publicidade

Cada parte do cérebro possui uma função específica a executar. Uma zona regula a imaginação e a memória, outra regula a possibilidade de falar e os sentidos; a vista, o ouvido, o olfato, o gosto e também o tato.
Há uma zona que controla o movimento dirigido dos músculos, e, assim, uma pessoa pode atirar uma bola, pode dançar, saltar, no momento que desejar fazer. O cérebro recebe impulsos, e dirige os movimentos do corpo, os impulsos são transmitidos pelas células são os mensageiros do cérebro e para o cérebro.

O cérebro do ser humano pode ser dividido em cérebro anterior, cérebro médio e cérebro posterior (cerebelo, protuberância anular, medula oblonga). A parte mais desenvolvida é o cérebro anterior. É um órgão de forma irregular, que possui pregas, rugas e fibras que estão enroladas e intrincadas. É dividido em lobos para melhor ser estudado. Os lobos principais são:occipital ( associado a visão); o temporal( associado ao gosto, olfato e ao ouvido); o tálamo( regula as funções sensitivas); o hipotálamo( interfere nos movimentos viscerais).

Publicidade

O cérebro médio regula, em parte, as funções da visão e também da audição . A protuberância anular é uma estrutura bastante semelhante a uma ponte, composta de numerosas fibras nervosas, que a comunicam com dois lobos cerebelosos. O cerebelo fica na parte posterior e debaixo do cérebro. A sua função principal é manter a harmonia e o movimento oscilatório entre os músculos, ou seja, a coordenação muscular. O cerebelo não origina a contração dos músculos, mas mantém um constante estado de alerta, ou de contração considerada parcial, que torna possível a postura ereta.

Publicidade

Deixe uma resposta