Gravidez e Maternidade

O que é cesariana?

Cesariana é uma cirurgia onde o médico obstetra faz um corte no abdome e no útero da mulher para retirar o bebê. É considerada uma cirurgia de grande porte então o risco é maior que no parto normal.

Publicidade

A cesariana é necessário quando a gravidez apresenta alguma complicação, quando o bebê não está na posição correta, sentado ou de lado, quando a gestação é de dois bebês ou mais, a mãe apresenta pré-eclâmpsia (pressão alta).

Os médicos pedem que não se coma nada cinco horas antes do parto. No momento do parto é feita uma anestesia peridural ou raquidiana, onde amortece da cintura para baixo e a mãe fica acordada acompanhando a chegada do filho. Depois o médico vai verificar se está tudo certo com os órgãos antes de fazer os pontos. A anestesia demora um pouco para passar e aos poucos a mãe vai sentir as pernas novamente.

Publicidade

As vezes a cesariana é escolhida pela facilidade de marcar o horário e o dia do nascimento, mas a recuperação é mais demorada. Para a cicatrização total é necessário 6 meses, portanto é preciso não fazer esforço neste período para que tudo ocorra bem. A mãe pode sentir pouca sensibilidade na área do corte, mas após 6 meses volta ao normal. As dores podem ser amenizadas usando uma cinta para firmar mais a barriga. O ideal é ter alguém para ajudar pois nos primeiros 15 dias é necessário repouso e a única atividade é cuidar do bebê.

Publicidade

Deixe uma resposta