Notícias e Atualidades

O que é Charlatanismo?

Muitas vezes escutamos expressões como “Fulano, é um charlatão”, mas não sabemos exatamente do que se trata o conceito de charlatanismo. Essa palavra vem de outra italiana, ciarlatano, seria uma pessoa que nasceu em Cerreto uma vila que fica localizada na Úmbria e para outras pessoas vem da expressão de falar muito. Nesse segundo significado a ideia passada é de que a pessoa que usa de charlatanismo o faz para enganar e ludibriar uma outra pessoa com sua fala.

Publicidade

Em alguns países significa fazer uso de medicina de maneira ilegal, ou seja, sem ser médico. Basicamente o que no Brasil é conhecido como a pessoa que oferece cura através de uso de substancias naturais. Essas pessoas são conhecidas como curandeiros.

Seria um tipo de técnica que não é cientifica e que não possui comprovação de resultados como sendo comprovada e testada. Para a justiça quem pratica o charlatanismo está cometendo crime de fraude. E pode haver implicações criminais para quem é pego fazendo pratica deste crime.

Alguns casos entraram para a história mundial como grandes exemplos de charlatanismo. O primeiro que podemos citar é o de James Graham que morava em Londres. Ele se dizia um curandeiro que já havia devolvido a saúde a muitas pessoas, ele cobrava para fazer seus “rituais” de cura. Há muitos outros casos de emprego de charlatanismo é necessário estar atento para não ser passado para trás.

Publicidade

Se você quer saber mais sobre este tipo, o charlatão pode ler o romance de George Gissing, Our Friend the Charlatan (Nosso Amigo o Charlatão).

Publicidade

Deixe uma resposta