O que é chia?

Por:

Esta semente promete eliminar os quilos a mais além de ter vários nutrientes que trazem benefícios para a saúde.

Chia é uma semente andina que ajuda no emagrecimento e elimina a gordura. Ela se transforma em gel em contato com a água e dá sensação saciedade, também conhecida como Salvia hispanica L. A semente foi utilizado por civilizações pré-colombianas e tem origem no México. Também usada por algum tempo no Sudoeste e América Central por índios, soldados astecas e por nativos. A palavra Chia significa força.

O que é chia?

Estudos realizados na Austrália demonstram que a semente usadas em animais melhorou a sensibilidade à insulina e isto beneficia os pacientes com diabetes ajudando a equilibrar o açúcar no sangue.

A semente é rica em antioxidantes, possui o ácido cafeico e clorogênico que reduzem os radicais e desta forma previne o envelhecimento das células.

Para quem está acima do peso também tem benefícios ao ingerir a chia pois a maioria das pessoas com este problema tem mais chances de ter diabetes e doenças cardiovasculares.

Estes benefícios ocorrem devido ao ácido alfalinolênico ou ALA que é uma fração do ômega-3 que ajuda a eliminar a inflamação provocada pela obesidade e que prejudica o coração, fígado, cérebro e outros órgãos. Na chia 60% do seu óleo é Ómega 3 e 40% Ómega 6.

O peso em excesso provoca infarto e derrame e traz mais prejuízos a saúde para quem possui muita gordura abdominal e também glicose e triglicerideos elevados. Por este motivo uma alimentação equilibrada aliada ao uso da chia pode trazer bons resultados, além disso também regula o intestino.

A chia também ajuda na resistência física segundo estudos realizados nos Estados Unidos, em razão do ômega-3 há uma melhora no rendimento dos atletas. Além disso é melhor que os isotônicos que possuem excesso de açúcar.

Outras vantagens da chia é que ela tem mais cálcio do que o leite e mais ferro do que o espinafre, além disso é 100% natural e não contém glúten.

Para consumir a chia é só deixar a semente na água por 40 minutos. Ela vai ficar igual a um gel e não tem sabor e nem odor, pode ser misturado ao suco sem açúcar, em iogurtes, vitaminas, tortas, bolos e saladas. Pode ser encontrada em grão, farinha e óleo em supermercados e farmácias. O indicado é consumir 25 gramas por dia que é igual a uma colher sobremesa e antes das refeições.

A semente deve ser consumida de forma moderada assim como qualquer outro alimento. Uma boa alimentação e exercícios físicos são essenciais para emagrecer pois ela não faz milagres.

 

Deixe uma resposta