Comidas e Bebidas

O que é chimarrão?

Chimarrão é uma bebida feita de mate amargo que se toma numa cuia com bomba de metal. É mais consumida no rio Grande do Sul.

Publicidade

A origem do chimarrão veio do indío Guarany, quando um velho índio entregou a sua filha uma erva para fazer chá. Então a tribo adotou o costume de beber esta erva.
Para preparar o chimarrão precisa ter uma erva-mate de qualidade, água quente, cuia e bomba. E o preparo é quase uma arte, coloca-se a erva mate e depois a água que não pode ser muito quente. A bomba deve ser colocada por último.

Foi no século XIX que a erva-mate teve sua fase mais forte. E em 1853 foi o responsável pela emancipação política do Paraná.

Publicidade

Uma roda de chimarrão para o gaúcho um um momento de descontração com os amigos, muitos preferem tomar todos os dias pela manhã ou no final da tarde até mesmo sozinhos. Esta bebida acompanha o gaúcho em seus churrascos tornando a atividade mais especial.

O chimarrão traz benefícios a saúde como estimular a atividade física e mental, melhorar a circulação, facilita a digestão, diminui o colesterol e triglicerídeos. Mas também possui um malefício que é o câncer de esôfago quando a bebida é tomada em temperatura muito quente. No Rio Grande do Sul os estudos apontam o maior número desta doença.

Existem algumas curiosidade ligadas a bebida como não deixar pela metade, não se envergonhar do ronco no final do mate, não mexer na bomba.

Publicidade

01 Comentário

Deixe uma resposta