Animais

O que é Chimpanzé?

O chimpanzé é um grande macaco antropóide, isto é, macaco que possui um aspecto humano. Possui cinco dedos em cada mão, inclusive o polegar, que lhe permite agarrar objetos com mais facilidade. Os chimpanzés não têm cauda, e algumas vezes atingem até 1,5 m de altura e pesam até 80 kg.

Publicidade

Esses antropóides tem sido encontrada na África, desde as selvas da ex Guiné Francesa até o oeste da Uganda e nas espessas selvas do Congo. Não vivem nas planícies, nem em campos abertos. São arborícolas, ou seja, vivem nas árvores, atravessam os bosques se balançando e saltando de uma árvore para outra, emitindo ao mesmo tempo variados sons. O som mais comum, um grito alto e estridente. Para dormir, constroem uma espécie de cama nas árvores mais altas. A fêmea tem um filhote de cada vez. Alimentam-se de frutas, principalmente de bananas, bem como de insetos e ovos de aves. Preferem alimentos vegetais aos de origem animal.

Publicidade

O chimpanzé jovem é manso em cativeiro, quando cresce, porém, fica arisco e perigoso. Estes animais são constantemente estudados pelos cientistas, devido a sua grande semelhança com o homem. Não raramente, são utilizados como substitutos dos seres humanos em pesquisas e experiências científicas. São animais curiosos, imitam bem e tem grande facilidade em resolver problemas, facilidade essa superada pelo homem, apenas. Testes de inteligência mostraram que o chimpanzé tem desenvolvimento mental semelhante ao de uma criança de 3 anos. Consegue aprender até a comer de colher, garfo e faca.

Este primata é o mais próximo do homem, e a gestação deste animal dura cerca de 230 dias. Os filhotes mamam até 3 anos no máximo, e permanecem sempre junto de suas mães até completarem 5 anos, ou se tornarem totalmente independentes. Em cativeiro eles podem chegar até a idade de 60 anos.

Publicidade

Deixe uma resposta