Artes e Cultura

O que é chiripá?

O chiripá é uma roupa que faz parte da indumentária gaúcha, fica enrolado na cintura e vai até os joelhos. Ele é um pano inteiro passado por entre as pernas, primeiro de trás para frente e depois, da frente para trás, pode ser de lã ou liso.

Publicidade

Esse tipo de Chiripá indígena, foi usado pelos índios Missioneiros, Guaranis, Jaros, Charruas e Minuanos. Nem todos que usavam o chiripá neta época, os ricos estancieiros vestiam casacas.

Existe dois tipos de chiripá, cada um atende uma necessidades do homem do campo. O primeiro tipo é o primitivo, e foi introduzido pela cultura indígena. O segundo é o chamado chiripá farroupilha, pois foi usadado durante a Revolução Farroupilha.

Publicidade

A palavra chiripá significa quíchua (chiri = frio; ? pac = para) então para o frio. Em 1820, os gaúchos do pampa, que compreende a Argentina, Brasil e Uruguai passam a usar o chiripá farroupilha.

Como o cavalo é cada vez mais usado pelo gaúcho e por este motivo ele começa a usar este tipo de vestimenta para ficar mais confortável nas lidas. O chiripá farroupilha foi usado até 1860. Nesse período, a Inglaterra fazia bombachas para o exército turco. No final da guerra do Paraguai, os soldados voltaram para seus países usando as novas bombachas, que eram mais confortáveis para montaria. Com isto o chiripá praticamente desapareceu.

A lei que regulamenta a vestimenta gaúcha é de nº 8.813 de 10.01.89 do Deputado Estadual (RS) Algir Lorenzon.

Atualmente é ainda usado no Paraguai e Mato Grosso do Sul, porém o maior uso está nos Grupos Folclóricos de danças típicas. Isto ocorreu porque com o tempo as vestimentas foram se ajustando conforme a necessidade as pessoas, mas é importante conhecer sua história e trajetória.

Publicidade

Deixe uma resposta