Animais

O que é chupim?

O chupim é uma ave de cor preta e possui um canto forte e com melodia. O macho tem tom mais azulado. Tem o bico preto e pontiagudo e esta ave mede 24 centímetros e tem 70 gramas. Seu nome científico é Molothrus bonariensis. Desaparecem no inverno e retornam no verão.

Publicidade

No Brasil é encontrada em Mato Grosso, Goiás, Distrito Federal, São Paulo, Paraná, Santa Catarina, Rio Grande do Sul, Rio de Janeiro e no estado de Minas Gerais. Também são chamadas de anu, anum, arumará, azulão, azulego, boiadeiro, brió, carixo, catre, chopim-gaudério, corixo, curixo, corrixo, corvo, engana-tico, engana-tico-tico.

A ave coloca seus ovos em outros ninhos para outros pássaros criar seus filhotes, estes são chamados de hospedeiros, como é o caso do tico tico. Por isso quando queremos nos referir a uma pessoa folgada e preguiçosa chamamos de chupim. Os ovos são coloridos e com a casca sem brilho. Os pesquisadores encontraram 55 espécies de hospedeiros.

Publicidade

A mãe adotiva aceita o pássaro e o alimento no bico, pois ele age muito parecido com o tico-tico, baixa o corpo e treme as asas.

A incubação do chopim dura em torno de 12 dias, um dia a menos que o tico-tico, então seu filhote é maior.

Comem sementes e insetos e bicam os ovos de outros pássaros. Se alimentam de gafanhotos, grilos, aranhas, larvas, lagartas e besouros. Vivem em campos, pastos, parques e jardins.

Seu período de reprodução é entre julho e dezembro, neste período o macho exibe voa perto da fêmea e emite cantos para ela.

É chamado também de vira-bosta por ter um hábito horrível de mexer nas fezes do gado procurando de sementes para se alimentar. Outro nome popular papa-arroz, leva este nome por invadir e acabar com plantações de arroz.

Publicidade

Deixe uma resposta