O que é Chuva Ácida?

Por: hiper

O nome assusta e é bom mesmo que cause essa apreensão, pois, a chuva acida é uma das principais consequências da poluição das cidades. Esse tipo de chuva surge da queima de petróleo e carvão que liberam resíduos gasosos que são óxidos de nitrogênio e enxofre.

O que é Chuva Ácida?

Essas substancias quando reagem com a agua dão origem a acido nítrico e acido sulfúrico dois ingredientes que formam as chuvas acidas. O pior das chuvas acidas é que muitas vezes, devido a viagem dos resíduos com o vento, são locais distantes da fonte que sofrem as consequências. Em alguns casos alguns países sofrem com a chuva acida causada por outros países.

E você deve estar se perguntando por que é tão grave assim a chuva acida, pois, bem podemos apresentar alguns bons motivos, mas principalmente o fato de que o solo fica pobre para plantação e a vegetação fica seriamente comprometida. Os organismos vivos de rios e lagoas também sofrem muito, pois a agua está muito acida para eles. Até mesmo os monumentos de mármore sofrem com a corrosão causada pelo acido.

E temos também que destacar os grandes problemas de saúde que pode causar para o homem isso por que a chuva acida ajuda a liberar metais tóxicos do solo que vão parar nos rios e podem contaminar as pessoas que usam essa agua. Também representa um risco de desabamento de estruturas como prédios e construções e até mesmo rompimento de represas devido a ação corrosiva que se agrava com o tempo.

Deixe uma resposta