Ecologia e Meio Ambiente

O que é ciclone?

Ciclone é um movimento de ar muito forte e circular, que pode provocar ventos de 200 km por hora. Recebe nomes diferentes dependendo da localização e da intensidade, tais como, furacão, tufão, tempestade tropical. Ele ocorre sobre as águas do oceano onde há um aquecimento gerando um centro de baixa pressão.

Publicidade

Existem 5 categorias de ciclones. Na categoria 1 os ventos são de intensidade mínima, na 2, intensidade moderada, na 3 intensidade forte, na categoria 4 a intensidade é extrema, na 5 a intensidade é catastrófica e os ventos passam de 249 km/h.

Os furacões são um tipo de ciclone mais poderosos da natureza. As chuvas provocadas pelo fenômeno são destrutivas. A tempestade tropical apresenta trovoadas fortes e ventos que vão de 62 a 117 km/h.

Publicidade

Existe também os Anti-ciclones, que ocorrem no hemisfério norte. Em função da pressão, o vento arrasta as nuvens para o centro e o movimento parece uma espiral.
No século XX até 1996, ocorreram 89 grandes furacões e tufões, alguns deles foram catastróficos como por exemplo os furacões David e Frederick que acabaram com a República Dominicana em 1979 e mataram 2 mil pessoas. O tufão que chegou as Filipinas em setembro de 1984 matou 1.363 pessoas.

O ano de 1995 foi marcado por registrar o maior número de ciclones desde 1993. Uma imagem de satélite de agosto de 1995 mostrava algo assustador, uma fila de 3 tempestades tropicais e 2 furacões atravessando o Atlântico da África para o Caribe.

Em junho deste ano, vendavais atingiram o ABC e todo o Estado de São Paulo provocados pelo ciclone extratropical e neste caso o agravante foi que a formação aconteceu no continente.

Na região do aeroporto de Cumbica, em Guarulhos, os ventos atingiram 124 km/h.

Estas catástrofes naturais assustam a humanidade mas já é possível prever e a defesa civil alertar as pessoas para que evitem encostas, o mar, ficar embaixo de árvores e postes.

Publicidade

Deixe uma resposta