Notícias e Atualidades

O que é cidadania?

Basicamente cidadania é a condição de todos possuem de participar da vida politica do Estado. Esse é um direito atribuido a todos aqueles que fazem parte do estado. Dessa forma a cidadania se caracteriza como um conjunto de direitos que todo individuo tem e que lhe dão o poder de intervenção nos negócios públicos do Estado. Este poder de intervenção consiste em influir, de forma direta ou indireta, na escolha de governo e também na adiministração deste governo. A forma direta de intervenção consiste em votar, a forma indireta consiste em concorrer a cargos públicos.

Publicidade

Para se ter a cidadania é necessário ter a nacionalidade, ter nascido em determinado local é imprescindível para dispor dos direitos políticos do Estado.

No Brasil o voto, forma direta de intervenção política é obrigatório para os maiores de 18 anos, mas, é facultativo para os aqueles que são analfabetos, os maiores de 16 anos e menores de 18 anos e também para aqueles que já passaram dos 70 anos. Esta é uma maneira de garantir que as escolhas sejam feitas por aqueles que são intelectualmente maduros.

Publicidade

Ser cidadão, porém, pode ser muito mais do que isso, participar da sociedade e garantir que seus direitos sejam atendidos também faz parte de ser cidadão. Participar é uma forma de cidadania.

Publicidade

01 Comentário

Deixe uma resposta