Saúde e Bem Estar

O que é Cifose?

Esse nome, cifose, pode dar a impressão de ser algo surreal e fora do comum, porém, não é. A cifose nada mais é do que uma curvatura normal da coluna que está localizada na parte torácica da coluna vertebral. Todo mundo que tem a coluna normal possui a cifose.

Publicidade

Um problema que pode atingir a cifose é a hipocifose que é um tipo de aumento na cifose torácica. Esse problema resulta numa consequência física que conhecemos como concorda. Quando a hipocifose se manifesta os ombros caem para frente e a postura lembra muito a de um concorda.

As causas para a hipocifose são variadas, mas num plano geral podemos destacar doenças da terceira idade, fraturas múltiplas na cifose que podem ser provocadas pela osteoporose uma doença que atinge os ossos de pessoas de uma faixa de idade a partir dos 35anos.

Publicidade

O principal sintoma da hipocifose é visual, pois, a pessoa parece sempre estar inclinada para a frente, mas na realidade é a doença. É importante ter muita atenção a doenças da infância, pois, algumas delas podem causar a hipocifose. Mas, veja que é importante entender que cifose é a curvatura da coluna que todo mundo tem e que a doença que pode ser conhecida como “corcundez” é derivada de complicações nessa região do corpo e é chamada de hipocifose.

Para evitar problemas na cifose é interessante também policiar um pouco a má postura que está presente na vida de muitas pessoas. Sentar de maneira mais ereta e caminhar sem deixar a coluna caída é um bom começo para ajudar na saúde da cifose.

Publicidade

2 Comentários

Deixe uma resposta