Artes e Cultura

O que é cinema mudo?

Cinema mudo é a exibição de filmes sem sonorização. Isto aconteceu a muitos anos atrás os anos 20 o cinema era assim. Iniciou com Thomas Edison, no fim do século XIX. Porém que lançou mesmo foram os irmãos Louis e Auguste Lumieré. Para que os filmes pudessem ser compreendidos era usado legendas.

Publicidade

Um dos nomes que mais se destacou neste tipo de cinema foi Charles Chaplin, ele foi diretor, produtor, compositor e autor dos seus próprios filmes. Chaplin ganhou o Oscar em 1929 com o filme The Circus e em 1940 lançou O Ditador. Outro nome famoso foi Eisenstein com o filme infantil fantasia.

Em 28 de dezembro de 1895 foi realizada a primeira projeção cinematográfica, que foi a chegado do trem a estação e apresentado para 100 pessoas. As pessoas ficaram impressionadas e com medo de que o trem saísse da tela, mesmo durando 50 segundos as pessoas ficaram emocionadas.

Publicidade

Existe uma relação entre a fotografia e o cinema. Em 1872, o fotógrafo Eadweard Muybridge, usou 24 câmeras fotográficas para fotografar uma corrida de cavalos. O cavalo ficava com as quatro patas no ar ao galopar. Quando as tomadas fotográficas eram exibidas rapidamente pareciam que o cavalo estava em movimentos e isto serviu de base para o desenvolvimento do cinema.

Em 1902 foi mostrado a viagem a lua que foi considerado o primeiro filme sobre a ficção científica.

Em 1898 começou Cinema Mudo Brasileiro no Rio de Janeiro na Bahia de Guanabara. Afonso Segreto e seu irmão Pascoal Segreto trouxeram equipamentos e filmes do exterior.

O primeiro filme foi apresentado em 5 de Julho de 1898 sobre a visita do Presidente Prudente de Moraes. Logo ampliam para São Paulo também.

Depois no Brasil surgem outros filmes como A Moreninha em 1915 e Iracema em 1917.

Publicidade

Deixe uma resposta