O que é Cinomose Canina?

Por:

A Cinomose é uma doença infecciosa, altamente contagiosa entre os cães, causada por um vírus denominado Morbilivirus. Ela ocorre em cães não-vacinados ou com supressão do sistema imune, de qualquer idade, sexo ou raça. Porém, a doença apresenta-se mais comumente em filhotes entre três e seis meses de idade.

O que é Cinomose Canina?

É transmitida por aerossóis e secreções. Os sinais mais comuns são: hipertermia (aumento da temperatura corporal), rinite, conjuntivite, tosse, anorexia (falta de apetite), diarréia, vômito, desidratação, perda de peso, pneumonia, pústulas (pequenas elevações com pus) na pele na região do abdômen, coxins (almofadas) ressecados. Alguns podem desenvolver alterações neurológicas, apresentando convulsões, andar em círculos, paresia de membros (paralisia incompleta), rigidez muscular.

Não há tratamento específico para a destruição do vírus, é o sistema imune do animal que deve eliminá-lo. É feito, portanto, um tratamento de suporte, com antibióticos apropriados, fluidoterapia, colírios, medicamentos para controle do vômito, entre outros. Em casos onde os animais apresentam convulsões, é necessário o uso de anticonvulsivantes.

Há a possibilidade de recuperação, dependendo do grau de resposta do sistema imune do animal afetado, da evolução da doença e principalmente se houver comprometimento do sistema nervoso central. Nestes casos, o prognóstico é desfavorável.

A prevenção da doença é feita através da vacinação dos cães. A imunização deve iniciar cedo, em torno de 45 dias de vida, e ser reforçada anualmente, até o final da vida. Alguns cães vacinados também podem adquirir a doença, pois há a possibilidade do organismo não responder bem a vacinação, devido à falha no sistema imune.

Sempre que houver suspeita de que o cão não está bem, deve-se procurar um Médico Veterinário imediatamente. Só este profissional está capacitado para avaliar o estado de saúde do animal adequadamente e definir exames e tratamento de suporte.

Deixe uma resposta