Artes e Cultura

O que é Civilização Minóica?

A Civilização Minóica é constituída por povoados da Grécia que foram se estabelecendo na Ilha de Creta. Essa civilização dominou o Mediterrâneo por cerca de dois mil anos. A localização da civilização minóica é muito interessante, devido ao seu solo extremamente rico, eles puderam prosperar e desenvolver sua cultura.

Publicidade

Eram considerados excelentes marinheiros, transportavam bronze, tecidos, azeite e etc. Cultivavam trigo, oliveiras, uva e tinham criação de cabras e ovelhas para seu sustento.

A civilização entrou em declínio , a causa deste declínio foi as invasõesdo povoado indo-europeu, ou seja, os dóricos. Para piorar a situação dos minóicos houve também a erupção de um vulcão que acabou terminando com a cidade.

Publicidade

Os minóicos fundaram diversas cidades na ilha de Creta, a rotina dos mesmos era a pesca e o cuidado com a agricultura e o comércio de seus produtos. Um atividade realizada por jovens dessa civilização era saltar sobre os chifres dos touros, uma atividade bastante perigosa. Depois de pularem pelos chifres os jovens costumavam sacrificar os animais e espalhar todo o sangue pelos campos onde eram cultivados todos os alimentos.

Havia um palácio, denominado Palácio de Cnossos, que tinha cerca de cinco andares e 1300 cômodos, entre eles altares, aposentos considerados privados e também comerciais, oficinas de artesanato, e etc. Todas as paredes do local eram muito bem decoradas com uma pintura colorida que reproduzia o dia a dia dos moradores. A cerâmica também era muito apreciada por eles, produziam vasos, recipientes utilizando a casca do ovo, vasilhames que eram denominados “pinthoi”, onde era armazenado o vinho, óleo e o trigo.

Essa civilização era bastante independente, e para a sobrevivência de seu povoado plantava, pescava, colhida e vendia todos os produtos que ali brotavam ou que eram produzidos. Eram muito bons em comercializar estes produtos com as demais comunidades.

Publicidade

Deixe uma resposta