O que é Claustrofobia?

Por: hiper

Uma das fobias mais conhecidas por que é bastante comum ver histórias na TV de pessoas que sofrem de Claustrofobia. Essa fobia se trata de um medo de lugares fechados, ou seja, elevadores, trens, ônibus e outros. A pessoa que sofre de Claustrofobia tem verdadeiro ataque do pânico se fica presa num ambiente fechado isso por que ela não vê uma possibilidade de poder estar livre novamente.

O que é Claustrofobia?

As pessoas que sofrem dessa fobia tem verdadeiros problemas para entrar em elevadores, por exemplo, e isso acaba se tornando um grande empecilho para uma vida normal. A Claustrofobia é considerada o oposto da Agorafobia que é a fobia de lugares abertos e públicos.

O individuo que sobre de Claustrofobia e se vê numa situação extrema de estar preso em determinado ambiente tem o primeiro impulso de desesperadamente procurar uma saída. O medo pode ser tão grande que uma pessoa pode chegar a arriscar a sua condição física para conseguir ficar livre novamente.

Os sintomas que se apresentam são arritmia cardíaca, suadouro, grande nervosismo, descontrole psicológico, tontura, náuseas entre outros. Uma pessoa que passa por uma situação extrema como essa pode ficar abalada por bastante tempo. O importante numa situação em que você se vê preso em algum lugar é tentar se manter calmo e pensar de maneira fria como sair de lá.

Para poder ter uma vida normal é importante que o individuo claustrofóbico busque ajuda profissional para superar esse medo que em muitas situações se mostra muito grande diante de uma situação que não oferecia riscos reais.

Deixe uma resposta