Comportamento

O que é Cleptomania?

A cleptomania é uma doença que ocorre em pessoas aparentemente sadias, porém, que aparentam certo problema psicológico. Há o desenvolvimento, certas vezes, de uma mania de se apropriar de bens alheios, ou seja, o cleptomaníaco possui hábito de pegar escondido o que não lhe pertence.

Publicidade

Deve haver uma severa vigilância em torno desses doentes e se acaso se tornar difícil ou praticamente impossível essa vigilância, haverá a necessidade de internar a pessoa. Os cleptomaníacos agem sob influência de um impulso denominado mórbido irreprimível e quando estão em perfeita lucidez acabam por até estranhar os seus atos que foram praticados.

Os cleptomaníacos possuem um transtorno e não conseguem resistir ao impulso que lhes faz pegar o que não lhes pertence, pessoas próximas a eles, devem ficar atentos e buscar ajudar psicológica, pois o cleptomaníaco dificilmente irá pedir ajudar ou constatar que a necessita. Muitos deles possuem depressão, ansiedade e além de tratamento psicológico inspiram no uso de medicações. Estas medicações devem ser descritas pelo profissional capacitado após uma série de exames.

Publicidade

Muitas coisas furtadas por cleptomaníacos não tem valor alto, ou seja, elas roubam algo por se afeiçoarem, por ter algum motivo de ordem emocional e não por ser algo de valor.

O importante é nunca acusar esta pessoa, pois na maioria das vezes é o seu inconsciente que a faz ter estes atos. O mais prudente a se fazer é avisar aos parentes próximos para que a vigiem para ter certeza do que está ocorrendo e para que posteriormente possam encaminhá-la para um profissional que possa auxiliar em um tratamento. Quando o paciente começa a furtar coisas com valor mais alto é importante que se faça um trabalho minucioso juntamente com o psicólogo e psiquiatra para verificar se a mesma não está desenvolvendo outros problemas juntamente com a cleptomania.

Publicidade

Deixe uma resposta