O que é Clima?

Por: Ananda Manica

Clima é um conjunto de fenômenos de caráter meteorológico que caracterizam o estado médio da atmosfera, esses fenômenos são: temperatura; umidade; ventos; precipitações; nebulosidade e etc.

O que é Clima?

Todos os fenômenos citados anteriormente, determinam o estado médio da atmosfera e são condicionados quanto à presença e atração, pelas características geográficas de cada região, tais como a latitude, a altitude, proximidade ou afastamento do mar, etc.

A centenas de quilômetros acima do solo, encontram-se moléculas de ar. No entanto a maior parte dela está contida dentro de 80 km de altura. A camada de ar mais próxima do solo chama-se troposfera. Nesta camada em que a temperatura diminui a razão de 1ºC a cada 180 m de altura, desenvolvem-se quase todas as mudanças que acabam afetando a terra. Acima da troposfera, acha-se a estratosfera que contém pouquíssima umidade e a temperatura é quase que constante. A estratosfera estende-se aproximadamente, a partir de 80 km do nível do mar.

Quanto a temperatura do ar se eleva, aumenta o grau de vapor d´água. Cada temperatura admite uma determinada quantidade de umidade contida no ar. Ao chegar a este ponto máximo, é comum ouvir dizer que o ar está saturado. Uma vez alcançado este ponto de saturação, parte do vapor de água invisível começa a se condensar em gotículas que são imperceptíveis. Calcula-se que um milhão de gotículas de nuvem é igual a um pingo de água.

Outra propriedade interessante da água, nas nuvens, é a capacidade de se manter em estado liquido a temperaturas inferiores a do ponto de congelação, o que tem o nome de estado de superfusãoo.

Todos os conhecimentos que o homem possui em relação ao clima progridem de forma rápida nos vários campos existentes de investigação, onde se procura obter informações sobre umidade, pressão, mudanças de temperatura, ventos e etc.

Deixe uma resposta